Em meados da década de 60, Aaron Beck propôs uma forma de psicoterapia a qual, originalmente, foi denominada como Terapia Cognitiva e na atualidade é usada como sinônimo de Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).
É proposto pela abordagem Cognitivo-Comportamental, como princípio básico, que não são as situações em si que determinam como as pessoas se sentem e consequentemente se comportam, mas sim a forma como interpretam os fatos da situação vivenciada.
Enriquecido com o uso de diversas técnicas, o psicólogo cognitivo-comportamental busca auxiliar seus clientes a olharem para a problemática enfrentada e verificarem quais e que tipo de pensamentos estão presentes no momento do processamento das informações. Tendo identificado quais são esses pensamentos, chegou a hora de reconstruir estes, reestruturar novamente a informação, reequilibrar as emoções e aprimorar os comportamentos.
Dessa forma, o processo terapêutico cognitivo-comportamental pode contribuir para que, aos poucos, o cliente possa adquirir excelência em reavaliar os fatos e reestruturar seus pensamentos, sentimentos e comportamentos, buscando a melhor maneira de lidar com seus problemas, agindo em prol de seus próprios interesses e podendo expressar sentimentos sinceros, lembrando-se da existência dos outros e dos direitos dos mesmos.
Clínica de Psicologia
Aline Politi
Av. 15 de Novembro, 418
Jaboticabal - SP
14870-600